
Sobre mim
Há alguns anos já faço parte da tal da Terceira Idade, sou casado há mais de 40 anos com a mesma mulher e tenho dois filhos, dos quais me orgulho muito!
​
Nasci na "megalópole" Horizontina, uma pequena cidade localizada na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, de onde saí aos 13 anos para ingressar no seminário dos padres Jesuítas.
Por lá fiquei até os 20 e foi lá que comecei a me interessar por Filosofia e pelas demais ciências sociais. Vivíamos os tempos da ditadura militar e estes escapes nos ajudavam a pensar que o mundo podia ser melhor novamente.
​
Fui jornalista no interior do Paraná por pouco tempo e vim para São Paulo atrás do meu amor e de continuar minha educação. Tornei-me economista pela FEA-USP, função que exerci por algum tempo. Ingressei no competitivo mercado financeiro, onde desenvolvi carreira por 30 anos, em áreas como desenvolvimento de pessoas, riscos e comercial. Ali tive a oportunidade para desenvolver duas habilidades que acredito logo cedo passaram a me acompanhar: a liderança de pessoas e o empreendedorismo.
​
Quando optei por deixar esse mundo, decidi voltar para os bancos escolares e fui fazer um doutorado em Psicologia Social, no Instituto de Psicologia da USP, onde me reencontrei com a Filosofia. Minha tese foi sobre Liderança e Luta por Reconhecimento, uma espécie de arqueologia da liderança e suas possibilidades de transformação da sociedade.
​
Durante toda esta trajetória também me diverti muito, viajando pelo mundo com a família, fazendo algumas maratonas e trekings de alta montanha no Chile, Peru, Bolívia e Nepal. Sempre reservei espaços generosos para a literatura, cujo gosto me acompanhava desde os meus primeiros anos na escola.
​
Antes de me decidir a iniciar este blog, tive ainda a oportunidade de fundar algumas startups de tecnologia, voltadas para melhorar a experiência dos novos colaboradores das empresas. Como empreendedor, tive sucessos e fracassos e, principalmente, novos aprendizados.
​
Agora a literatura deixou de ser apenas um prazer, mas também um campo de estudo, especialmente dos autores clássicos russos e franceses, como Dostoiévski, Turguêniev, Tolstói, Flaubert, Proust e outros, além dos alemães. Continuo estudando Filosofia, História, Psicologia e Antropologia!
Me considero um pessoa com orientação liberal e que defende a justiça igual para todos. Isto significa que a minha ideia de liberdade é de uma liberdade que se submete à igualdade. Só existe liberdade de fato quando ela é possível para todos!
​
Gosto de pessoas e gosto de ajudá-las a compreender melhor o mundo em que vivem!